O WordPress é o sistema de gestão de conteúdo mais usado do mundo. Entre os 1 milhão de sites mais populares da internet, 24,2% usam WordPress, de acordo com o pesquisa do site w3techs baseada no serviço de estatísticas Alexa. Só a versão 4.2 do WordPress, lançada em abril de 2015, já foi baixada mais de 47 milhões de vezes. Resumindo: ele é um técnico de ponta pra escalar seu site e partir pro ataque!
Uma ferramenta extremamente versátil, o WordPress é muito mais que um simples “gerador de blogs”: com ele é possível criar e administrar desde perfis institucionais e sites de pequenas empresas até soluções complexas como fóruns, sistemas de ensino à distância, ecommerces e redes sociais.
Por ser flexível, o WordPress se adapta às necessidades de cada projeto, sem engessar o seu potencial de crescimento. Nas mãos de um time competente, quem dita o jogo é o talento da equipe em vez das limitações da ferramenta.
O WordPress é show de bola no quesito usabilidade, com um painel de controle elegante e intuitivo que facilita o gerenciamento. Fácil de usar para iniciantes e produtivo para usuários experientes, para conseguir publicar conteúdo na plataforma basta saber usar um editor de texto.
Os pré requisitos para a instalação do WordPress são compatíveis com praticamente qualquer solução de hospedagem. Totalmente escalável, atende tanto o microempresário que usa uma hospedagem compartilhada e recebe poucos acessos, quanto o site que recebe milhões de visitas por dia em uma infraestrutura de servidores dedicados.
Contando com um grande número de desenvolvedores ativos, o ecossistema do WordPress é extremamente rico: são mais de 40 mil plugins e temas disponibilizados gratuitamente no site oficial, e inúmeros outros comercializados em marketplaces externos.
Para um programador, o conhecimento em WordPress pode ser um diferencial no currículo. As tecnologias usadas para criar temas e plugins (como PHP, HTML, CSS e JavaScript) já são familiares a quem desenvolve para a web.
A comunidade WordPress é uma das maiores e mais ativas comunidades do gênero, o que facilita encontrar profissionais de suporte e manutenção, aumenta a quantidade de material de aprendizado disponível para quem quer começar a desenvolver, torna as atualizações e correções mais frequentes já que cada nova versão do WordPress incorpora sugestões e contribuições da própria comunidade.
É justamente essa comunidade tão ativa em torno do WordPress que organiza um sem número de encontros ao redor do mundo, para apresentar palestras, conhecer as tendências do mercado, aprimorar conhecimentos, trocar experiências, fazer networking, etc. São os meetups e os WordCamps, respectivamente encontros mensais e conferências anuais que acontecem em mais de 70 cidades ao redor do mundo.
Curtiu o pouquinho que falamos de WordPress? Participe do WordCamp Rio de Janeiro 2015 e venha saber muito mais de WordPress.