O Plesk é uma plataforma de gerenciamento voltada para provedores de hospedagem. Com mais de quinze anos de história, o Plesk é um dos grandes nomes do mercado na área, e está presente na maioria dos provedores de hospedagem do mundo.
Assim como um serviço de hospedagem é indispensável para que seu site em WordPress ir pro ar, um serviço de gerenciamento é essencial para permitir um bom controle da hospedagem.
Quando você contrata um provedor, ele costuma fornecer um painel de controle onde você pode navegar por arquivos e pastas, contas de usuário, bancos de dados, ter acesso a relatórios e estatísticas, controlar configurações de domínio e DNS… Um verdadeiro canivete suíço de gerenciamento de hospedagens.
Para quem usa WordPress, uma das funções mais interessantes do Plesk é o WordPress Management Toolkit, que permite gerenciar várias instâncias do CMS de forma centralizada – adicionando e removendo temas e plugins, aplicando mudanças em lote, atualizando versões, e na área de segurança, fazendo varreduras e aplicando “hardening” automatizado.
Com versões para hospedagens Linux e Windows, o Plesk opera totalmente integrado à infraestrutura do provedor, automatizando o provisionamento de novas contas para clientes e permitindo a gestão de revendas, entre outras funcionalidades.
Para conhecer mais, visite o site oficial ou experimente alguns demos:
- Plesk 12 Web Admin Edition – Simple View Mode (Site Management)
- Plesk 12 Web App Edition – Power User Mode (Server + Site Management)
- Plesk 12 Web Pro Edition – Power User Mode (Server + Site Management)
- Plesk 12 Web Host Edition – Service Provider Management
(para todos acima, o usuário é “admin” e a senha é “panel”)