11 dicas para tornar usuários iniciantes em experts

Muitos profissionais usam o WordPress, mas não são desenvolvedores. Responsáveis por blogs e sites usam bastante a plataforma para gerarem conteúdo. Pensando nessa galera, o Rudá Almeida, um dos organizadores do WordCamp Rio de Janeiro 2015, listou 11 dicas para usuários iniciantes tornarem-se bons em Word Press.

FACEBOOK-11-dicas

Criando conteúdo:
● Não redija seu conteúdo fora do WordPress: a gente entende que você está
acostumado a usar o Word, mas ele pode deixar o código da sua postagem sujo e causar problemas. Use o editor de texto do próprio WordPress, ele está lá para isso!

● Obtenha o máximo do editor de texto do WordPress: conheça bem todos os itens da barra de ferramentas, o modo de escrita “sem distrações” e os atalhos de teclado. Aprenda como funciona a biblioteca de mídia e as galerias de imagens.

● Saiba usar o “leia mais” e os resumos: uma chamada curta que apresente o assunto abordado em cada artigo pode funcionar melhor do que exibir sempre o conteúdo total de cada post. Utilize essas funções nativas do WordPress em conjunto com o seu tema.

Imagens
● Inclua imagens destacadas nos artigos: a maioria dos temas permite inserir imagens que serão usadas como destaque na hora de exibir artigos no site. Não deixe de indicar quais imagens serão usadas, tornando o visual mais agradável e auxiliando a navegação.

● Deixe as imagens mais leves: fotos muito “pesadas” deixam o site mais lento para os visitantes. Antes de fazer o upload, diminua a resolução em um editor de imagens e depois compacte a imagem usando ferramentas como o JPEGmini ou o TinyPNG.

Cuidando da segurança
● Não escolha senhas curtas ou óbvias: a dica mais básica de segurança continua valendo no WordPress ­ nunca use uma senha fácil de adivinhar. Também não vale usar a mesma senha que você usa no email, no FaceBook, no Instagram…

● Não use a conta de administrador para publicar conteúdo: A conta de administrador deve ser usada com uma só finalidade ­ administrar o WordPress. Se for usada de forma casual, com a senha salva no navegador, seu site pode acabar invadido.

● Não use temas pirateados: Acha caro pagar 15 dólares por um tema, e prefere usar meios “alternativos” para obter de graça? Cuidado! Esses temas costumam trazer de brinde vírus que vão custar muito mais caro pra remover.

E finalmente…
● Use plugins com responsabilidade: Usar plugins demais ao mesmo tempo pode deixar seu site lento e vulnerável. A qualidade dos plugins pode variar bastante. Procure sempre aqueles com mais usuários, atualizações frequentes e avaliações positivas.

● Não tenha medo de buscar ajuda: participe de grupos e comunidades na internet, que podem solucionar dúvidas e fornecer dicas. Descubra se existem Meetups, WordCamps e outros eventos na sua cidade.

● Para empreitadas mais sérias, contrate um especialista: poder contar com o apoio e a expertise de uma equipe profissional pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

Quer conhecer mais de WordPress? Inscreva-se no WordCamp!